Ligações de telemarketing terão prefixo para identificar chamadas

A partir desta quinta-feira (10), está mais fácil para o consumidor identificar (e normalmente não atender) as ligações de telemarketing intermináveis. Um único número poderá fazer com que você tome ou não a decisão de atender determinadas chamadas indesejadas.

publicidade
Ligações de telemarketing terão prefixo 0303
Ligações de telemarketing (Imagem: Petr Macháček | Unsplash)

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a obrigar as operadoras de telefonia a disponibilizar o prefixo 0303 para empresas de telemarketing. Isso mostrará no visor do aparelho do consumidor que aquele número tem o objetivo de propaganda.

As empresas de telefonia já estão preparadas para oferecer o código a todas empresas que o requisitarem a partir do dia 10 de março à Conexis, entidade que reúne as operadoras.

publicidade

A regra por enquanto só está valendo para chamadas feitas por telefone celular, mas a partir de junho passará a valer para números fixos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ligações de telemarketing: identificação facilitada

Por meio do Ato nº 10.413, a Anatel aprovou no final de 2021 o número identificador visando a padronização e facilitar ao consumidor a identificação fácil das chamadas indesejadas do telemarketing ativo.

A prática de ofertas de produtos ou serviços feito por ligações ou SMS é chamada de telemarketing ativo, mesmo que seja uma propaganda gravada.

publicidade
Ligações de telemarketing terão prefixo 0303
Imagem: Pixabay

Já para as empresas de cobranças e que ligam pedindo doações, todo cuidado: elas estão isentas de utilizar o código e são consideradas exceções. 

Qualquer atividade de telemarketing ativo precisará utilizar o código 0303 obrigatoriamente e as operadores de telefonia têm que permitir a identificação do número, sem deixar a opção de deixar o número como privado no visor do dispositivo do usuário.

Além do mais, fica sob responsabilidade das operadoras a fiscalização do uso do código fora das regras impostas pela Anatel e suas devidas consequências.

publicidade

Como bloquear ligações de telemarketing: conheça dois modos de evitar o incomodo

Uma das formas é solicitar o bloqueio de chamadas do telemarketing por meio do site naomeperturbe.com.brCaso as empresas insistam, a reclamação pode ser feita diretamente no site indicando a empresa que não respeitou o cadastro.

Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Sky e Sercomtel respeitam o site e quase sempre não utilizam o sistema de telemarketing.

A outra opção é utilizar um bloqueador de chamadas como o Whoscall, disponível para Android e iOSBastando instalar o aplicativo, selecionar as empresas que deseja não receber telemarketing (telefonia e bancos) e pronto.

Uma vez por seman, é recomendável clicar em “atualizar banco de dados”, pois ele atualizará com os números de empresas que foram denunciadas por spam e bloqueará suas ligações a partir de então.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar