Por que você não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme

Kawane Licheski

21 de maio de 2024

Sabia que você não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme? Muitos acreditavam nesse “mito”, mas hoje, a Bit Magazine vai te contar que ele não passa de uma fake news; confira!

publicidade
Mulher dormindo enquanto celular está plugado na tomada carregando
Fonte: Shutterstock

 

É verdade que não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme?

Quem é mais velho, provavelmente já escutou um vendedor de loja dizer que seria preciso carregar o celular a noite toda [desligado] quando foi trocar de aparelho.

publicidade

E de fato, muitas pessoas acreditavam nessa ideia, mas saiba que não há motivo algum para você fazer isso. Aliás, algumas fabricantes até aconselham a não manter o aparelho na tomada ao longo da noite, muito menos próximo da cama.

Afinal, o que é verdade ou não? Calma, o Bit Responde de hoje vai te explicar tudo! A princípio, você não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme… No entanto, também não faz mal algum deixar.

Mas claro, isso se aplica caso o aparelho esteja longe de você. Mas isso, explicamos mais adiante.

Pessoa plugando celular no cabo carregador
Fonte: Pexels

 

Em primeiro lugar, muita gente achava que não deixar o aparelho carregando a noite toda poderia prejudicar sua bateria, mas isso [agora] é puro mito.

Atualmente, os smartphones mais modernos são equipados com baterias de íon de lítio que possuem um sistema de carga inteligente.

Esse sistema controla a energia fornecida, prevenindo o carregamento excessivo ao parar automaticamente quando a bateria chega a 100%. Essa tecnologia é crucial para evitar danos devido à sobrecarga.

Além disso, não há inconvenientes em deixar o aparelho conectado ao carregador durante todo o dia. Em outras palavras, você não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme!

Ah, dica bônus: baterias de lítio também não viciam na carga.

Por que não se deve deixar o celular carregando perto da cama enquanto dorme?

Dormir com o celular ao lado do travesseiro é um hábito bastante frequente, principalmente entre os jovens. Apesar das preocupações comuns sobre os possíveis riscos à saúde associados a essa prática, resta a questão: é realmente perigoso manter um smartphone tão próximo durante a noite, ainda mais plugado na tomada?

celular plugado na tomada carregando em mesa de canto
Fonte: Shutterstock

 

Os celulares realmente emitem radiação, mas a radiação de radiofrequência produzida por esses aparelhos é do tipo não ionizante, o que significa que não tem capacidade de danificar o DNA.

Contudo, apesar de não haver riscos significativos de desenvolver câncer cerebral por dormir ao lado do telefone, isso não implica que seja uma prática completamente recomendável.

Por exemplo, uma das razões pelas quais você não precisa deixar o celular carregando enquanto dorme, ainda mais próximo a você, é que utilizar o aparelho antes de dormir pode impedir que seu corpo e mente relaxem adequadamente.

Nesse contexto, a dificuldade em desligar-se do aparelho após interagir com mensagens ou redes sociais pode ser um desafio. Mantendo o celular distante enquanto tenta relaxar e dormir, você evita a tentação de pegá-lo e navegar pela tela.

Deixar o celular carregando enquanto dorme pode causar incêndio?

Se você costuma carregar seu telefone durante a noite para garantir bateria cheia pela manhã, pode ser necessário reconsiderar esse hábito, especialmente se o celular estiver em contato direto com a cama.

A princípio, algumas fabricantes, como a Apple, por exemplo, recomendam aos usuários que carreguem seus dispositivos em locais bem ventilados e sobre superfícies planas, como mesas.

Isso porque carregar o telefone em superfícies como cobertores, colchões e travesseiros não é aconselhável.

iPhone carregando
Fonte: Shutterstock

 

Além disso, especialistas alertam que carregar o celular e deixá-lo na cama ou sob o travesseiro pode bloquear a ventilação necessária ao aparelho, causando superaquecimento e, em casos extremos, incêndio.

Portanto, a prática mais segura é evitar deixar o celular na cama durante a noite!

Recomenda-se manter o dispositivo a pelo menos um metro de distância de onde você dorme, o que contribui para uma noite de sono mais tranquila, além de reduzir a tentação de usar o celular antes de dormir.

Como você pode ver, não existe problema em deixar o celular carregando enquanto dorme, mas também não é necessário, já que você o sistema de carregamento inteligente não impede que ele passe várias horas do dia na tomada.

Por fim, siga acompanhando outros conteúdos do nosso canal, Bit Responde, e se mantenha sempre atualizado!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.