Não se assuste, mas ferramenta de bate-papo será eliminada em breve

Em fevereiro deste ano, o Google já havia retirado o Hangouts do Workspace. Até novembro o aplicativo deverá desaparecer.

publicidade
Google desativa Hangouts e cria o Chat. (Imagem: Divulgação Google)

Em publicação feita pela própria Google, após retirar o Hangouts do Workspace em fevereiro, a Google iniciou o processo de migração de usuários gratuitos e pessoais do Hangouts para o Chat.

A Google diz também que as pessoas que ainda usam o aplicativo móvel do Hangouts verão uma solicitação para migrar para o Chat.

publicidade

Quanto aos usuários que o utilizam no Gmail (pela Web), só começarão a ter a solicitação de mudança a partir de julho. 

O Hangouts permanecerá utilizável no site para desktop até novembro, e a Google diz que avisará os usuários com “pelo menos um mês” de antecedência.

Hangouts é o mesmo que Google Chat?

Pois é, para quem está julgando que o Hangouts é a mesma coisa do Google Chat, está enganado. 

A empresa deu a entender seus planos de fazer a transição dos usuários do Hangouts para o Chat em 2018 e tornou o recurso gratuito para todos os usuários em 2020.

publicidade

O Chat será um serviço gratuito e integrado ao Workspace do Google, além de ter o seu aplicativo autônomo. 

O bate-papo inclui recursos conhecidos do Hangouts, como mensagens diretas e em grupo, com adições úteis, como enviar para a caixa de entrada, pesquisa mais rápida, reações de emoji e respostas sugeridas.

Uma das diferenças é: com o Chat será possível planejar com mais facilidade metas e interesses semelhantes com outras pessoas, compartilhar e colaborar em arquivos e atribuir tarefas para ajudar a manter todos na mesma página. Isso mostra que o aplicativo foi pensado para o trabalho também. 

Outra preocupação da Google foi em relação à segurança dos dados, o Chat apresenta as mesmas proteções do Gmail, por exemplo, se um link for enviado pelo Chat, ele será verificado em relação aos dados em tempo real.

publicidade

Se você ainda usa o Hangouts, o Google deve transferir automaticamente suas conversas existentes para o Chat. A empresa também oferece a opção de usar o serviço Takeout para baixar uma cópia dos seus dados do aplicativo que será descontinuado antes de novembro.

Entretanto, na publicação a Google alerta que, como em qualquer projeto de engenharia, é importante observar que o tempo pode mudar. Porém, que estão compartilhando o máximo de informações necessárias para a transição até novembro deste ano. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar