Nova explosão solar pode causar “apagão” na Terra

Embora possa não ser tão perceptível, o Sol desencadeou uma nova explosão solar nesta semana. O evento tem potencial de causar sérios danos na Terra, em especial, nas comunicações via satélite e demais sistemas de posicionamento global. 

publicidade
Nova explosão solar pode causar sérios danos na Terra
Nova explosão solar pode causar sérios danos na Terra. (Imagem: Pixabay)

A informação foi compartilhada pelo Centro de Excelência em Ciências Espaciais da Índia (CESSI). A explosão solar de classe X2.2 aconteceu às 3h57 UTC (9.27 IST), da última quarta-feira (22), em torno da região ativa magnética solar AR12992.

A descoberta foi feita segundo a análise feita pelo Dibyendu Nandi, professor associado e coordenador do CESSI no Instituto Indiano de Educação e Pesquisa Científica, Calcutá. 

publicidade

Magnitude da explosão solar

Uma explosão solar emite energias poderosas, capazes de impactar as comunicações de rádio, redes de energia elétrica, sinais de navegação, além de apresentar sérios riscos para as naves espaciais e astronautas. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Devido à explosão solar, uma forte perturbação ionosférica está em andamento na Índia, Sudeste Asiático e regiões da Ásia-Pacífico.

Apagões de comunicação de alta frequência já são aguardados, além de anomalias de satélite, cintilações de GPS e impactos de comunicação de companhias aéreas.

publicidade

Em nota, Nandi disse que o CESSI já havia previsto a erupção de uma explosão classe X em 18 de abril. Segundo ele, os cientistas já começaram a se preparar em meio a estudos sobre o impacto da explosão. 

Enquanto isso, a NASA explica que as maiores erupções são denominadas de ‘explosões de classe X’ baseado no sistema de classificação que distribui as erupções solares com base na força de cada uma delas. Os menores e menos perigosos são os de classe A (próximo aos níveis de fundo”, seguidos por B, C, M e X. 

A empresa espacial também fez uma comparação semelhante à escala Richter para terremotos, de modo que cada letra representa um aumento de 10 vezes na produção de energia. Portanto, uma erupção de classe X é 10 vezes uma erupção de classe M e 100 vezes uma erupção de classe C.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar