Novo MacBook Air: suas portas e pra que servem

A Apple apresentou na última segunda-feira, dia 6 de junho, durante o WWDC 2022, sua palestra anual voltada para desenvolvedores, o novo MacBook Air redesenhado, equipado com o novo processador M2. O laptop com resfriamento passivo, sem ventilador, está disponível em quatro cores e pesa 1,2 kg. 

publicidade
novo MacBook Air
(Imagem: Reprodução / Apple)

Falta de portas no novo MacBook Air é um problema?

Antes de respondermos à pergunta, vamos observar outros detalhes. Ele vem com uma tela de retina líquida de 13,6 polegadas, uma webcam Full HD (de 1080p). Aí você pode se perguntar: beleza, mas quais as desvantagens do aparelho? E a resposta é simples, o preço e a quantidade de portas, se comparado ao modelo Pro de 2021.

Os tipos de cabos utilizados e o que pode-se fazer com eles são determinados pelas portas de um dispositivo. O novo laptop da Apple, por exemplo, removeu o slot para cartão SD, o conector HDMI e a terceira porta Thunderbolt, todos presentes no Pro.

publicidade

Vir com menos portas de conectividade não é necessariamente um algo ruim, mas pode se tornar uma dor de cabeça das grandes, dependendo de como você vai usar o seu novo MacBook Air.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, nós preparamos essa lista com tudo o que você precisa saber sobre as portas e conexões do novo MacBook Air em 2022.

MagSafe 3

O MacBook Air 2022 mantém a técnica de carregamento do MacBook Pro 2021. Um ímã prende o carregador MagSafe ao seu laptop, assim, no caso de haver muita tensão na conexão, ele sairá suavemente da porta, tornando  menos provável que seu computador caia no chão se você tropeçar no cabo, por exemplo.

publicidade

O conector está localizado próximo à tecla Escape no lado esquerdo do seu MacBook. O laptop suporta carregamento MagSafe, duas conexões Thunderbolt e fones de ouvido de alta impedância.

Thunderbolt USB-C

Os cabos Thunderbolt podem ser usados ​​para conectar monitores externos e dispositivos USB, além de fornecer largura de banda suficiente para conectar dispositivos de alta velocidade e aumentar a funcionalidade do seu laptop. 

O novo MacBook Air vem com duas portas Thunderbolt, uma menos do que o já mencionado MacBook Pro de 2021, que podem ser usadas para carregamento, um monitor externo, Thunderbolt 3, USB 4 e USB 3.1 Gen 2.

Ambos os conectores Thunderbolt estão localizados ao lado da porta MagSafe no lado esquerdo do MacBook Air 2022.

publicidade

A entrada para fones de ouvido

Ao invés de conectar fones de ouvido externos sem fio usando Bluetooth, as portas de fone de ouvido permitem conectá-los com um cabo. Você também pode conectar equipamentos antigos ou especializados, como um microfone, pela porta USB.

A entrada para fones de ouvido fica localizada no lado direito do laptop e permite e assim como no modelo Pro, dar suporte a fones de ouvido de alta impedância.

Menos portas significam menor desempenho?

Na verdade, não. O MacBook Air pode até vir com menos opções de conectividade, mas o novo processador com o qual ele está equipado deve fazer com que ele tenha um desempenho melhor do que seus antecessores. O maior problema do dispositivo deve ficar mesmo por conta do preço. No Brasil, ele está previsto para chegar com o preço de R$13.299, o que muitos devem achar um valor bem salgado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar