Orkut volta em 2022? Como funcionava a rede social

A reativação do site oficial do Orkut não deu em outra e as pessoas estão espalhando na internet que a plataforma voltará – o que não é a verdade, mas também pode não ser totalmente uma mentira. O fato é que o criador da rede social, Orkut Buyukkokten, além de reativar o endereço oficial da rede social, desativou uma outra rede social sua, o Hello, e ainda fez uma promessa de que estaria trabalhando em algo novo. Mas afinal, o Orkut volta em 2022?

publicidade
Orkut volta em 2022
Comunidade no Orkut (Imagem: reprodução / Archive.Org)

A plataforma foi desligada pelo Google no ano de 2014, quando a empresa passou a focar no YouTube, Blogger e no já esquecido Google+. Mas, mesmo não estando nos seus melhores dias, a saída do Orkut deixou muita gente triste.

Como funcionava?

Para ter uma conta no site, no início, era necessário ser convidado por alguém. O Orkut era uma rede social como muitas de hoje em dia. Inclusive, os perfis eram feitos com foto, nome, descrição e alguns poucos dados pessoais. E a partir daí é que começam as coisas interessantes da plataforma.

publicidade

No Orkut, para ver o perfil de certas pessoas, era necessário ativar a função que dizia ao dono daquele perfil que você o havia visitado. Essa foi uma função que veio com o tempo. Mas, mesmo parecendo algo vergonhoso, várias pessoas ativavam a opção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O Orkut também tinha um sistema de avaliações que deixava qualquer outro por aí no chinelo. Gelinhos, carinhas, corações e estrelas eram utilizados para avaliar vários aspectos da personalidade de um usuário (as estrelas eram tipo um “seguir” só que chamadas de “fã”, pessoas com vários fãs = pessoas com vários seguidores).

Receber uma DM de uma pessoa amada é bom, mas lembra aí como era receber um “scrap”? Os recados  ficavam visíveis para todos os seus amigos verem. Inclusive, requisito de várias pessoas para aceitarem novas amizades.

publicidade

E se estamos falando em mensagens, não dá pra esquecer dos depoimentos – aqueles textos lindos que você mandava e a pessoa escolhia se ia deixar ou não no perfil para que seus visitantes vissem.

E, por fim, as famigeradas comunidades, um ponto de encontro para pessoas com um gosto em comum. As comunidades vinham nos mais variados temas – alguns nada a ver, outros mais sérios.

Com o tempo, a rede social foi evoluindo e mais ferramentas foram sendo adicionadas, como a marcação de crush, joguinhos como BuddyPoke (muito famoso e jogado por praticamente todos os usuários do Orkut, afinal de contas, quem não queria um avatar?) e Colheita Feliz.

No final, o Orkut se tornou um grande onde tinha de tudo um pouco.

publicidade

Mas e aí? O Orkut volta mesmo em 2022?

A resposta é “não”, mas com um tom de “talvez”. Certamente, o criador da rede social reativou o domínio do Orkut, mas isso parece ser mais uma jogada de marketing para o lançamento da “novidade” na qual ele disse estar trabalhando. 

Ele não deu nenhuma indicativa de que o Orkut seria reativado, mas pode ser que ele utilize a fama do mesmo para alavancar seu novo projeto, seja lá qual for. Uma das principais entraves para um relançamento é o fato de a marca pertencer ao Google até o seu encerramento.

Então não, o Orkut não vai voltar – mas pode ser que o que está por vir seja uma variante dele, como o Hello deveria ter sido.

Ansioso para ver o que o criador de uma das plataformas de rede social mais famosas do mundo vem preparando? Comenta aí se você acha que vai ser uma evolução do Orkut ou um projeto completamente diferente!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar