Os 3 principais “perrengues” da internet nos anos 2000

Embora na época parecesse o auge da tecnologia, o universo digital nos anos 2000 era uma realidade bastante diferente e distante da atual. A discrepância estrondosa começa na conexão à internet discada, que era uma verdadeira luta para ser usada. 

publicidade
Lembre os principais "perrengues" da internet nos anos 2000
Lembre os principais “perrengues” da internet nos anos 2000. (Imagem: Pixabay)

A conexão lenta e instável era o maior “perrengue” da internet nos anos 2000, mas não era o único. O que deveriam ser simples atividades como baixar músicas, podia levar horas. E o prazer de curtir o artista favorito estava condicionado ao risco de contaminar o computador com vírus durante o download. 

Esse é apenas um dos vários “perrengues” enfrentados pelos internautas nos primórdios da internet. Para se ter uma ideia, até mesmo a aparência da navegação na internet mudou drasticamente nas duas últimas décadas desde a chegada da banda larga. Relembre a seguir os principais sufocos já vividos no início dos anos 2000. 

publicidade

Internet e telefone ao mesmo tempo não combinavam 

Conforme mencionado, a internet do início dos anos 2000 era discada e conectada a uma linha telefônica. Na prática, isso significava que, durante a navegação não era possível usar o telefone para atender ou fazer chamadas. A conexão era intermediada por um modem que ligava o computador à linha. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Além do mais, o acesso só era possível com a contratação de um provedor dial-up, similar aos planos das operadoras de banda larga dos dias atuais. Ainda era preciso fazer um login com e-mail e senha, mesmo que o processo de conexão fosse marcado por um chiado extremamente alto e característico. 

Internet era sinônimo de lentidão para downloads

Nos anos 2000, os internautas precisavam lidar com um longo tempo de espera para realizar o download de arquivos, ainda que em tamanho leve.

publicidade

A causa era a baixa velocidade da internet, tornando bastante comum que o tempo estimado para conclusão de um download não fosse apenas de minutos ou segundos como hoje, mas sim de dias ou semanas.

Ou seja, baixar arquivos ou jogos pesados era praticamente impossível.

O Explorer já te rendeu bons desenhos

Era bastante comum o Internet Explorer, principal navegador da época, travar enquanto o usuário tentava abrir sites pesados. Neste momento, uma janela surgia na tela informando que o navegador havia encontrado um problema e precisava ser fechado.

Era justamente o ato de fechar essa janela que causava novos erros e, a tentativa de se livrar do aviso enchia a tela de pop-ups que podiam ser arrastados formando desenhos na tela do computador. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar