Poluição visual no smartphone: Apple quer ganhar mais dinheiro com nova abordagem na App Store

Hugo Cruz

25 de outubro de 2022

A sua experiência nos iPhones e outros produtos da Apple deve ficar bem menos “premium” a partir dessa semana. Conhecida por proporcionar uma ótima experiência para os seus usuários, a App Store agora vai passar a mostrar mais anúncios a partir de hoje (25).

publicidade
Apple quer ganhar mais dinheiro de todo jeito: agora você vai ver mais anúncios na App Store

Apple quer ganhar mais dinheiro de todo jeito: agora você vai ver mais anúncios na App Store – Imagem: Alireza Khoddam on Unsplash

Mais anúncios na App Store para quase todos os usuários

A novidade foi primeiramente noticiada pelo MacRumors, um site especializado em notícias sobre a Apple e seus produtos. No artigo, publicado no dia 22 de outubro, a plataforma afirmou que a empresa está planejando incluir mais duas categorias de anúncios na sua loja de aplicativos.

Os ads devem aparecer na página principal, “Hoje”, e na seção “Você também pode gostar”, na parte de baixo das listagens de aplicativos individuais. Aparentemente a novidade deve ficar disponível para usuários de todo o mundo, exceto na China. 

Com a mudança, a aba “Hoje”, que era reservada apenas para recomendações do time editorial da empresa, agora vai mostrar, pela primeira vez, anúncios de aplicativos de desenvolvedores independentes que pagarem pelo espaço, garantindo visibilidade para seus produtos.

publicidade

Com um anúncio da guia Hoje, seu aplicativo pode aparecer com destaque na primeira página da App Store, tornando-se um dos primeiros conteúdos que os usuários veem quando iniciam a visita à App Store”, disse a empresa em uma das suas páginas de suporte.

Anúncios na App Store – Imagem: Reprodução / MacRumors

A empresa ainda argumenta que essa opção é especialmente importante para a divulgação de eventos, promoções e novos conteúdos.

Apple já vendia anúncios há anos

A novidade foi divulgada em julho deste ano, como parte de um plano de expansão para os serviços de anúncios da empresa. É importante lembrar que ela sempre afirmou garantir total privacidade aos seus usuários e que nunca iria invadir a privacidade para vender propaganda.

Para o jurista Florian Mueller, essa ação também tem implicações para os desenvolvedores, que podem se sentir forçados a comprar o espaço para anúncios em seus próprios aplicativos só para não perder para a concorrência.

A Apple acabou de enviar a todos os desenvolvedores um e-mail dizendo que “as campanhas da guia Hoje e da página do produto começam em 25 de outubro”. Essa é outra maneira de aumentar a taxa de impostos sobre aplicativos, forçando os desenvolvedores a comprar anúncios em suas próprias páginas de aplicativos para evitar que outros desviem os seus clientes

Com a novidade, a Apple pretende triplicar a renda gerada com a modalidade, atingindo cerca de US$ 10 bilhões em receita por ano. Para isso, além dos anúncios na App Store, ela deve introduzir anúncios de pesquisa no Maps em breve, e possivelmente em outros lugares.

Fonte: MacRumors

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.