Por que o iPod foi criado? E por que acabou?

Os fãs do iPod precisarão lidar com uma péssima notícia: o dispositivo não será mais fabricado após 20 anos no mercado. O anúncio sobre a interrupção das vendas foi feito pela Apple nesta semana, que concluiu informando que manterá apenas as vendas somente enquanto durarem os estoques. 

publicidade
Apple interrompe venda de iPod após 20 anos
Apple interrompe venda de iPod após 20 anos. (Imagem: Pixabay)

Durante anos, o iPod era visto como um dispositivo de luxo, tornando-se o sonho de consumo de muitas pessoas. O reprodutor de música foi responsável por revolucionar a indústria da música, sendo que a partir dele surgiram outras versões fabricadas por várias marcas diferentes. 

Mas hoje a realidade é outra. Com a revolução tecnológica e o surgimento de plataformas de streaming como o Spotify, Deezer, Apple Music e até o YouTube, houve uma reviravolta na indústria da música. 

publicidade

Logo, tornou-se desnecessário adquirir um dispositivo como o iPod exclusivamente para esta facilidade. Hoje, com um celular em mãos, que permite o acesso a diversas funcionalidades, é possível baixar um simples aplicativo e aproveitar milhares de músicas e artistas com apenas um toque. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A empresa aproveitou para reforçar que o Apple Music pode ser encontrado em todas as versões do iPhone e até mesmo no Apple Watch, iPad e HomePod, embora este novo dispositivo, que consiste em uma caixa de som, ainda não seja comercializado em território brasileiro. 

Qual é a versão mais recente do iPod?

Atualmente, a linha mais recente do iPod consiste apenas no iPod Touch que, assim como informado pela Apple, continuará sendo vendido enquanto durarem os estoques. Porém, ele não é mais encontrado diretamente no site brasileiro da marca. Ao tentar comprar o dispositivo, o usuário é redirecionado a uma página de erro.

publicidade

Por outro lado, é importante ter em mente que o iPod Touch ou versões mais antigas ainda podem ser encontrados em sites licenciados para vendas. É preciso estar ciente de que o valor pode sofrer variações de acordo com cada revendedor. Tendo em vista o anúncio sobre a interrupção das vendas, a tendência é que o preço de mercado seja reduzido.

Há casos em que comerciantes podem optar por fazer promoções com o produto. Mas no geral, a situação é a mesma. Ou seja, as vendas continuam somente enquanto durarem os estoques. Normalmente, o dispositivo é oferecido nas cores, prata, cinza espacial, ouro, rosa, azul e vermelho. 

“Hoje em dia, o espírito do iPod permanece vivo. Nós integramos uma incrível experiência de música por todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch, passando pelo HomePod Mini, o Mac, o iPad e a Apple TV”, comentou o vice-presidente sênior de marketing da Apple, Gref Joswiak.

História do iPod

O nome “iPod” surgiu em 2001 como uma resposta da Apple para o sucesso dos MP3 Players que se tornaram bastante populares na década de 1990. Desde então, a empresa focou em promover melhorias no reprodutor de música, lançando uma série de modelos populares, como:

publicidade
  • iPod Mini;
  • iPod Nano;
  • iPod Shuffle;
  • iPod Touch.

A versão touch screen faz parte da sétima geração do aparelho, lançada no ano de 2019. Ainda em 2017, os formatos mais portáteis, como o Nano e Shuffle, foram descontinuados.

O iPod original, conhecido como Classic, foi deixado de lado em 2014. A principal razão pela qual os aparelhos se tornaram obsoletos consiste na ausência de uma conexão Wi-Fi, obrigando os usuários a transferir músicas através de um computador. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar