Qual a diferença entre hardware e software? [Resposta definitiva]

Hugo Cruz

24 de janeiro de 2023

A dúvida entre o que é hardware e o que é software pode pairar sobre a cabeça de usuários menos ligados em informática. Embora esse termos façam parte do dia a dia de quase todas as pessoas, nem sempre o seu significado ou ao que se referem é algo sabido por todos. Por isso, hoje vamos te mostrar a diferença entre hardware e software.

publicidade

Qual a diferença entre hardware e software? [Resposta definitiva]

Qual a diferença entre hardware e software? [Resposta definitiva] (Imagem: Canva Pro)

Antes de começar, é preciso saber que ambos são fundamentais para que um computador ou outro dispositivo (como celulares e TV’s) possam funcionar. Tudo que é feito nesses aparelhos passa pela junção desses dois conceitos. Dito isso, vamos conferir agora o que é hardware, o que é software e porque eles precisam trabalhar juntos.

O que é hardware?

Na computação, o hardware refere-se às partes físicas e tangíveis que fazem parte de um computador, são os componentes elétricos, eletrônicos, eletromecânicos e mecânicos. Por exemplo, a tela na qual você está visualizando esta página – seja um monitor, tablet ou smartphone – é um hardware. E os hardwares são divididos em 2 grupos:

Hardware interno: placa-mãe, cooler, processador, memória RAM, disco rígido e muitos outros. Tudo aquilo que vai dentro do aparelho.

publicidade

Hardware externo: tela, mouse, teclado, caixas de som, controles e muitos outros. Todos os componentes usados do lado de fora ou periféricos (de entrada e saída).

Sistema de hardware (Imagem: Canva Pro)

Sistema de Hardware (Imagem: Canva Pro)

O que são atualizações de hardware?

A atualização de hardware é feita pela substituição ou adição de um hardware adicional para trazer uma melhoria no desempenho.

Um exemplo de atualização de hardware é quando o usuário adiciona mais memória RAM no computador, seja substituindo o pente ou adicionando um novo.

Seguindo esse padrão, outro exemplo é fazer um upgrade na placa de vídeo, trocando a antiga por uma mais nova com maior capacidade de reproduzir jogos mais pesados.

Hardware pode funcionar sem software?

Não, os hardwares precisam das informações enviadas pelos softwares para conseguirem funcionar e desempenhar seus papeis corretamente. Ou seja, o software é o responsável por fornecer instruções ao hardware, possibilitando que as operações de um equipamento sejam realizadas.

O que é software?

O Software é um conjunto de instruções, dados ou programas usados ​​para que um computador consiga funcionar e executar tarefas específicas. Resumindo, o software passa as informações para um computador sobre como deve funcionar. Ou seja, o termo é um nome utilizado para se referir a aplicativos, scripts e programas executados em um dispositivo.

Existem alguns tipos de software, os mais comuns: software aplicativo, software de sistema, software de programação, e software de drive. Cada um deles tem uma função de fazer com que essas partes funcionem de acordo com sua programação. Alguns exemplos de software são o sistema Windows e um antivírus.

Códigos de um Software Sistema de hardware (Imagem: Canva Pro)

Códigos de um Software (Imagem: Canva Pro)

O que são atualizações de software?

As atualizações de software são alterações com objetivo de melhorar a versão anterior instalada, entre as melhorias, podemos encontrar: melhor usabilidade, eliminação de falhas internas e melhor funcionamento do aplicativo e até mesmo novas funcionalidades.

O software pode funcionar sem o hardware?

O software é um sistema, ele não é tangível, por isso a sua funcionalidade não é afetada por fatores externos. Contudo, se não houver um hardware, o seu objetivo não vai ser alcançado, já que não haverá um dispositivo para processar os dados que ele está enviando. Resumindo, um precisa do outro para funcionar.

Hardware e software trabalhando juntos

Agora que você compreende esses conceitos, fica claro que hardware e software dependem um do outro para o que um computador funcione. Resumindo, quando o dispositivo é ligado, a função do software é transmitir os dados necessários para que o hardware funcione.

Além disso, existe um software específico para cada componente dos eletrônicos. Ou seja, não se trata de apenas um programa, mas de um para cada função.

Assim, existe um responsável em enviar os comandos para que a placa de vídeo gere as imagens, enquanto outro irá mandar para que a placa de áudio interprete os sons e assim com os demais.

Com isso, a junção do hardware com o software é o que permite que o sistema operacional consiga fazer a execução das tarefas, podendo ser definido com um trabalho conjunto.

Trabalho em equipe (Imagem: Canva Pro)

Trabalho em equipe (Imagem: Canva Pro)

Qual a importância de analisar um software?

A análise de um software permite identificar erros durante o seu desenvolvimento. Assim, assegura uma maior qualidade e funcionamento perfeito, garantindo que os usuários fiquem satisfeitos.

Os periféricos são os equipamentos que não vem dentro do computador. Como mouse, teclado, caixas de som, impressoras. Eles fazem parte da composição do hardware.

Fontes: WeboPedia, ComputerHope, TechTarget.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.