Malware Emotet já danificou vários celulares em 2022, mas há um jeito de proteger o seu

Moyses Batista

2 de dezembro de 2022

Em pleno 2022, ano da tecnologia, muitas pessoas temem o Emotet, e existe motivo para isso. Embora tenha parado por cerca de 6 meses, ele está atuando de novo e continua oferecendo risco real para quem navega diariamente pela internet.

publicidade
Emotet em 2022

Emotet em 2022 – Imagem: Reprodução/Pixabay

Preciso mesmo temer o Emotet em 2022?

Não dá para negar que o Emotet é um dos trojans (tipo de malware ou ameaça virtual) mais perigosos que já existiram. Pelo fato de receber atualizações constantes, ele se tornou um verdadeiro terror. Além disso, hoje existem menos filtros para as vítimas, de modo que podem ser desde usuários institucionais até pessoas que apenas se distraíram com um spam.

Como se proteger?

Para a captação de vítimas, a botnet distribui ataques na maioria das vezes por phishing. Eles vêm normalmente por e-mails que anexam documentos Word ou Excel corrompidos. Entretanto, ao fazer o download ou abrindo os documentos, o Emotet DLL também vem junto e se instala na memória.

Uma vez em um computador corrompido, o Emotet busca por endereços de e-mail, que posteriormente serão usados em campanhas de spam. Como o The Hacker News destaca, a botnet também baixa cargas úteis adicionais. Entre elas, o Cobalt Strike ou outros meios que podem desencadear um ataque de ransomware.

publicidade

Mais do que um simples Malware

Sim! O Emotet pode ser um verdadeiro terror, afinal ele inclui muitos módulos, que basicamente tornam a sua camuflagem ainda maior. Outro ponto que chama atenção, é como a equipe por trás dele está sempre atualizando seus procedimentos, para realizar o ataque com o malware.

Anos de evolução, fizeram do Emotet um vírus que se adaptou bem à natureza – e ao avanço da segurança cibernética. Desse modo, hoje ele é uma verdadeira praga, que se espalha rapidamente, se esconde de forma surpreendente e pode ser impossível de ser removido, você quer esse presentinho de grego?

Em 2022, ele veio com uma atualização que o deixou ainda mais robusto após 6 meses parado, como aponta o The Hacker News. Assim, entre suas novas funcionalidades, ele carrega um malware minerador – XMRig – que rouba dados de carteiras de criptomoedas.

Este Emotet tem como fim adquirir credenciais salvas em navegadores, com um foco maior no Google Chrome. Ele também baixa o IcedID, um trojan bancário (para roubar seus dados financeiros). Por fim, é muito importante se proteger do Emotet em 2022, por isso, não deixe de ver como se prevenir de ataques hackers.

Com informações: The Hacker News 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista