Revivendo ícones: tecnologia faz Steve Jobs conversar com apresentador de podcast, entenda

Mariana Souza

17 de outubro de 2022

Nova tecnologia de Inteligência Artificial, traz ícone da tecnologia e um dos maiores nomes sobre o assunto da história: Steve Jobs. O fundador da Apple foi homenageado durante a performance.

publicidade
(Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons)

(Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons)

Entrevista ‘falsa’ recria Steve Jobs

O fundador da Apple, Steve Jobs, faleceu em 2011 em decorrência de um câncer de pâncreas e deixou um legado e tanto no mundo da tecnologia e um nome que jamais será esquecido.

Em uma inovadora entrevista (mesmo que falsa, bom dizer), o podcaster Joe Rogan conversou com Jobs por quase 20 minutos, isso por conta de uma tecnologia de ponta baseada em Inteligência Artificial.

Na verdade, Rogan nunca entrevistou Jobs e a conversa não passou de uma intervenção da empresa de tecnologia Play.ht, que afirmou que foi:

publicidade

“treinada em sua biografia e em todas as gravações dele que pudemos encontrar on-line para que a IA pudesse trazê-lo de volta à vida com precisão”.

A conversa é iniciada e o Jobs falso logo diz: ‘É ótimo estar no programa’.

Vários assuntos são discutidos, como espiritualidade, família e claro, a Apple. Em um dado momento, o Jobs falso ainda afirma:

 “Seu público é tão diferente dos usuários normais da Apple e isso é uma coisa boa, é legal.”

Porém, vale dizer que o som foi um pouco robótico às vezes – talvez fique ainda mais estranho.

Tecnologia IA e futuro da Apple

Para que isso seja possível, a tecnologia de Inteligência Artificial tem de ser alimentada com muito conteúdo, tanto de áudio como de imagem.

No caso de Rogan isso não foi um problema, já que ele é um podcaster que recebe muitos convidados com horas de conteúdo gravado pela internet.

Entretanto, as palavras são limitadas no caso de Jobs, pois o fundador da Apple só costumava aparecer em lançamentos da empresa, clipes de entrevistas e outras breves aparições da marca.

A Play.ht ainda coloca que:

“Queríamos ultrapassar os limites do que é possível na síntese de fala de última geração atual, queríamos criar conteúdo que pudesse inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, e não havia ninguém que inspirasse e impactasse mais o mundo da tecnologia do que Steve Jobs, é por isso que no primeiro episódio nós trouxemos sua voz de volta à vida.”

A homenagem foi escutada por muitos pelo mundo e o legado de Jobs continua vivo em sua empresa, agora comandada por Tim Cook.

Cook tem ideias inovadoras, mas ainda tem certo receio de novidades tão extravagantes – caso do metaverso. Ainda assim, a Apple continua sendo uma das maiores do mundo.

Com informações: The Sun.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza