Será que chega ao Brasil? TikTok está se preparando para diminuir as fake news na plataforma

Mariana Souza

18 de agosto de 2022

Com as eleições se aproximando, as redes sociais estão se preparando para mitigar a desinformação durante o período eleitoral, chegou a vez do TikTok.

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(Imagem: Reprodução / TikTok)

Tiktok contra as fake news

Não é novidade que as redes sociais foram cruciais para alcançar mais o público eleitoreiro, entretanto, nem sempre os candidatos e partidos usaram da ética e das notícias verdadeiras para convencer o voto.

Exemplo disso é a campanha de Donald Trump que, já comprovada, usou de notícias falsas para conseguir alcançar uma parcela da população norte-americana.

As informações distorcidas foram usadas para inflamar manifestações na internet e nas ruas, de acordo com diversas publicações internacionais ou nacionais sobre o tema.

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Em publicação feita pelo chefe de segurança do TikTok nos Estados Unidos, Eric Han, afirmou que a companhia está se programando para combater desinformações na plataforma.

O TikTok irá lançar o Centro de Eleições para fornecer informações oficiais de votação nas próximas semanas e resultados da Associated Press (Associação da Imprensa dos EUA), assim que forem relatados.

A partir disso, alguns conteúdos terão rótulos relacionados aos mandatos – vídeos postados por governos, candidatos e partidos.

Desde 2019, a publicidade política é banida da plataforma, entretanto, Han diz que a empresa está expandindo a política para proibir o conteúdo pago de influenciadores.

No comunicado, Han reitera: “O TikTok não permite anúncios políticos pagos, e isso inclui influenciadores de conteúdo pagos para criar”.

A rede social está de olho em publicidades não marcadas feitas por influenciadores e criadores de conteúdo, para que não se tornem virais vídeos de desinformação.

Proteção à integridade das eleições

Em comunicado feito para a imprensa, o TikTok também enfatizou o compromisso em proteger a integridade das próximas eleições nos EUA, Han disse:

“Enquanto as pessoas discutem esses tipos de tópicos, como eleições, é nosso trabalho enfrentar qualquer desafio humano e proteger nossa comunidade de danos.”

Não só o TikTok está preocupado em como as eleições irão se suceder, mas outras plataformas também estão se preparando – agora, no Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez vários contatos com plataformas digitais como Google, Telegram e Twitter e firmou um novo compromisso para que notícias falsas sejam mitigadas nestas redes sociais.

Nesta semana, as candidaturas foram oficializadas e agora a corrida eleitoral está a todo o vapor no Brasil.

O objetivo do TSE é de que as redes sociais se responsabilizem pelos conteúdos publicados e cumpram com o compromisso firmado com a transparência das informações.

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