Suas senhas vazadas podem ser recuperadas automaticamente com novo recurso

O Google testa um novo recurso de segurança no sistema Android. A intenção é que senhas vazadas possam ser modificadas automaticamente. A novidade já foi testada por Max Weinbach, do Android Police, conhecido por dar furos tecnológicos em primeira mão.

publicidade
Senhas vazadas do Google podem ser modificadas automaticamente
Senhas vazadas do Google podem ser modificadas automaticamente. (Imagem: Pixabay)

Basicamente, se o usuário fizer login em um site com senha comprometida, de imediato o Google emite um alerta questionando se o usuário quer alterar a palavra-chave automaticamente. 

Em seguida, uma caixa de diálogo pede ao usuário autorização para prestar auxílio na mudança das senhas vazadas. Este novo recurso de segurança do Google foi anunciado ainda em 2021, tendo sido construído com base na tecnologia Duplex, projetada exclusivamente para executar tarefas no Android com agilidade.

publicidade

Assim, tarefas como a compra de ingressos de um show ou cinema, fazer check-ins de voos ou pedir um delivery ficarão cada vez mais fáceis. Este sistema automatiza as partes rotineiras do processo, como a rolagem de tela, cliques nas páginas e preenchimento de formulários. No entanto, a ferramenta não está disponível para todos os sites.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Até o momento, o Google não publicou nenhum critério a ser seguido para que os sites tivessem suporte na mudança de senha. A intenção é que o processo seja implementado e automatizado gradativamente. 

Na prática, no instante em que uma senha é comprometida, ela será automaticamente verificada. O resultado será o assistente do Google trazer o usuário para a página de redefinição, da mesma forma como o gerenciador integrado do Chrome poderá armazenar os detalhes.

publicidade

Mudança manual das senhas do Google

É importante destacar que o Google permite que o processo de mudança de senhas vazadas seja feito sem a necessidade de login no site e receber aviso.

Neste caso, basta acessar o submenu “Senhas” nas configurações do Chrome e selecionar a opção “Verificar senhas”. Se a senha comprometida for identificada, o botão “Alterar senha” será apresentado junto ao logotipo do Google Assistente. 

Segundo informações do 9to5Google, a automação das senhas começou a ser implementada gradualmente desde novembro de 2021, época em que o acesso foi concedido a um seleto número de usuários.

A capacidade de alterar automaticamente as senhas comprometidas já foi oferecida aos gerenciadores de senhas, como o LastPass e Dashlane.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar