Telegram será mesmo banido do Brasil? Entenda a polêmica

Hugo Cruz

29 de janeiro de 2022

Telegram será mesmo banido no Brasil caso a empresa responsável pelo app não mude de postura e passe a colaborar com as autoridades.

publicidade
Telegram será mesmo banido

Imagem: Reprodução

Segundo investigadores que operam no combate a propagação de fake news, é inevitável que se bloqueie o Telegram no Brasil e de acordo com a Folha, o serviço, além de estar na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passou a ser investigado também pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Falta de comunicação fará o Telegram será mesmo banido

Parece que a falta de cooperação com as autoridades locais por parte da empresa responsável pelo app pode desencadear no bloqueio do mensageiro no país, já que, segunda os órgãos investigadores, essa postura inviabiliza qualquer tipo de investigação de crimes, aplicação de multas e até mesmo a aceitação de recomendações do judiciário.

Leia mais: TSE quer banir o Telegram no Brasil apenas por 1 ano por motivo bizarro

publicidade

Foi ressaltado também que não é um caso de o governo brasileiro querer acesso ao conteúdo das conversas, mas sim de estabelecer contato para entender como funciona a moderação da plataforma. Sobre esse aspecto da investigação foi dito que:

Diversos canais de fake news estão se estabelecendo no Telegram antes das eleições de outubro. Por isso, o bloqueio pode ser considerado uma ação preventiva da justiça eleitoral.

O telegrama ainda vem se mantendo em silêncio, postura adotada também com outros países, como a Rússia, que já chegou a bloquear o App, e a Alemanha, que cogita tomar medidas do tipo. Mas ao que parece o App possui funções que o permitem burlar tais restrições.

Contando com um histórico de bloqueio em diversos locais, o Telegram traz uma ferramenta de proxy que possibilita o uso do app em países em que foi banido. Ela está disponível nas configurações.

O App caminha para o banimento

Enquanto isso o app continua na mira da justiça, que tenta impedir a propagação das infames fake new a todo custo.

Ainda é cedo para confirmar o desenrolar dessa história, mas devemos receber notícias em breve, já que a principal motivação por trás das medidas parece estar ligada as eleições desse ano, e as campanhas já estão na porta.

Interessante como seja ainda falta vermos o que acontecerá com outros aplicativos que seguem a mesma linha, principalmente WhatsApp, que também é largamente utilizado na difusão de fake news no país com uma velocidade incrível.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.