TikTok APK: 5 razões para NÃO usar (e evitar problemas graves)

Nascidos para estender a funcionalidade de aplicativos já existentes, os aplicativos modificados são “clones” turbinados de uma aplicação. Neste artigo, falaremos sobre o TikTok 18+, o novo queridinho dos usuários de uma das maiores redes sociais atualmente.

publicidade
TikTok 18+
Aplicativo modificado do TikTok vira febre entre usuários da plataforma (Imagem: Harry Cunningham on Unsplash)

Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo experimentado o GB WhatsApp, uma versão modificada do mensageiro WhatsApp que até hoje é bastante popular.

O aplicativo tem funções extras como visualizar mensagens sem notificar para quem visualizou (barrinhas azuis) e até a opção de ver mensagens apagadas.

publicidade

Mas agora, o novo APK (Android Package Kit) modificado que está sendo um sucesso no Google Trends é o TikTok 18+. Vamos conferir o motivo?

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O que é o TikTok 18+?

O aplicativo é uma cópia da versão original do TikTok, mas com algumas modificações que o tornam único. Os APKs são versões modificadas de aplicativos compactados que podem ser instalados em dispositivos Android diretamente, sem a mediação da Play Store, por exemplo.

O TikTok 18+ tem a mesma interface do TikTok original, quer dizer, pode-se fazer as mesmas coisas que no aplicativo original. Porém, assim como no caso do GB WhatsApp, o TikTok 18+ vem com uma série de recursos que fazem dele uma opção sobre o original, download de vídeos e remoção de anúncios são apenas algumas delas.

publicidade

O destaque mesmo vai para a ausência de moderação do conteúdo, que incentiva a propagação de vídeos com conteúdo relacionado a pornografia e violência. Daí vem o nome “18+”.

5 motivos para não usar o aplicativo

Embora possa parecer algo interessante, é preciso lembrar que existem grandes riscos e usar APK modificado não é para qualquer um. Antes de instalar é necessário ter em mente que:

1. O aplicativo não é feito pelo desenvolvedor do TikTok

Por funcionar exatamente como o aplicativo original, e ter basicamente o mesmo nome, muita gente se esquece de que por trás dos aplicativos modificados existem várias linhas de código adicionais, de objetivos não muito claros

Esse código “extra” pode funcionar de maneiras como você nunca imaginou, vários aplicativos assim já foram utilizados para aplicar golpes em usuários.

publicidade

2. A questão dos vírus

Mesmo se o aplicativo não tiver um código malicioso, por ser uma cópia em APK do aplicativo original, ele só é encontrado em sites de terceiros, onde a chance de contrair um vírus ou ter dados roubados é bem grande.

3. Banimento de contas

Por se tratar de uma versão adulterada de um aplicativo, a empresa pode decidir banir usuários por infringirem o seu ToS (Termos de Serviço). Isso é uma ocorrência mais comum em aplicativos pagos, mas existem relatos do tipo em aplicativos como o GB WhatsApp.

4. Exposição a conteúdo inapropriado no TikTok 18+

No caso específico do TikTok 18+, a remoção da moderação significa que você pode ser bombardeado com uma enxurrada de conteúdo nocivo. Sem a moderação de conteúdo, determinados vídeos podem alcançar o status de crime contra menores ou animais.

5. Exposição do aparelho

Por fim, para instalar aplicativos sem a moderação da Play Store, diretamente, é necessário ativar a opção para “Instalar Apps Desconhecidos”, tornando mais fácil que versões maliciosas encontradas na internet se escondam no seu dispositivo sem você perceber.

Quer instalar APKs mesmo assim?

Lembrando que não incentivamos de forma alguma situações que gerem perigo ao usuário. Porém, sendo um adulto e uma vez considerado todos esses riscos que citamos, instalar qualquer aplicativo modificado é uma decisão pessoal.

Imagem: Jeremy Bezanger on Unsplash

Estes são alguns cuidados visando diminuir os riscos de baixar os apps não-oficiais:

  • Utilizar um antivírus no aparelho onde será instalado;
  • Baixar o aplicativo em um computador (efetuar as verificações) e passar para o celular por lá;
  • Escanear o aplicativo antes de instalar (ferramentas de segurança);
  • Não utilizar senhas usadas em outros aplicativos.

Estas dicas não garantem segurança total, mas pelo menos já serão reduzidos os riscos de ter seu aparelho comprometido.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar