Twitter vai ocultar posts falsos; veja as novas regras

O Twitter anunciou que está adotando uma nova política que vai servir no combate à desinformação. A implementação dessas regras visa a contenção de informações falsas que podem circular rapidamente em momentos críticos. Em mais uma das várias medidas da plataforma contra as fake news, o Twitter vai agora ocultar posts falsos.

publicidade
Twitter vai ocultar posts falsos
Twitter toma medida para suprimir as fake news na plataforma (Imagem: Jorge Franganillo on Unsplash)

Segundo o chefe de Segurança e Integridade da plataforma, Yoel Roth, a nova política tem o objetivo de “elevar informações confiáveis ​​e autorizadas e ajudar a garantir que a desinformação viral não seja amplificada ou recomendada pelo Twitter durante as crises“.

Ele ainda acrescenta que “em tempos de crise, informações enganosas podem minar a confiança do público e causar mais danos a comunidades já vulneráveis“.

publicidade

Twitter vai passar a ocultar posts falsos

Segundo a empresa, o maior problema da internet é a fácil disseminação de meias-verdades, entre outras informações de caráter duvidoso, que muitas vezes não são espalhadas intencionalmente, mas mesmo assim causam um estrago enorme.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Podemos comparar as redes sociais então com um imenso “telefone sem fio” onde as pessoas não têm nem a disposição de procurar saber da veracidade dos fatos antes de passar para próxima pessoas.

Nesse sentido, a nova política visa filtrar notícias não verdadeiras sobre acontecimentos, falsas alegações (principalmente as que envolvem uso de armas ou força) e desinformação generalizada em assuntos de larga escala, como política e atrocidades.

publicidade

Postagens com assuntos desse tipo geralmente tomam proporções enormes em questão de apenas horas e caso seu conteúdo não se alinhe com a verdade fica muito difícil fazer uma retificação depois, dada a natureza da informação na internet. Só a velocidade com que a notícia se espalha já é um problema enorme nesses casos, sem contar o alcance.

Como funciona a nova política

A nova política visa identificar postagens baseadas no assunto e confirmar se elas são ou não fake news. Mensagens identificadas não serão necessariamente deletadas, mas o Twitter vai mostrar uma marca informando dos perigos daquele conteúdo, que ficará bloqueado até o usuário clicar em um botão confirmando que quer mesmo ver aquilo.

A função já é existente para certos conteúdos gráficos e além de bloquear o conteúdo também faz com que o tweet não possa ser promovido através do algoritmo, mantendo sua exposição no mínimo.

Para conter a desinformação em momentos de crise, o Twitter vai tomar três ações em publicações possivelmente falsas, a depender da gravidade:

publicidade
  • O conteúdo não será na plataforma;
  • Tweets muito visíveis ganharão um aviso alertando que o conteúdo desinforma, forçando usuários a clicar no aviso caso desejem ler a publicação mesmo assim;
  • Essas publicações não poderão ser curtidas, retuitadas ou compartilhadas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar