WhatsApp Web: tem como desativar a versão beta e acabar com lentidão?

Tem sido incessantemente compartilhado na mídia nos últimos dias, um tutorial indicando como desativar a versão beta do WhatsApp Web. A promessa feita é de acabar com a lentidão e outros bugs relacionados ao aplicativo. Visando o interesse geral, o Bit Magazine realizou testes para atestar a veracidade dessas informações. 

publicidade
WhatsApp Web: Tem como desativar a versão beta e acabar com lentidão?
WhatsApp Web: Tem como desativar a versão beta e acabar com lentidão? (Imagem: Pxhere)

Mas antes é importante explicar que, desde julho de 2021, o WhatsApp começou a viabilizar a nova versão da plataforma aos usuários, até mesmo e principalmente para computadores, é o WhatsApp Web.

Porém, a atualização que chegou com grandes expectativas, rapidamente foi nocauteada por causar tantos problemas e gerar várias reclamações, como a lentidão no carregamento.

publicidade

Ao que parece, as novas funcionalidades do WhatsApp Web não agradaram a maior parte dos usuários. O resultado imediato foi o fato de a plataforma ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Entenda a seguir!

Novas funcionalidades do WhatsApp Web

As novas funcionalidades do WhatsApp Web possibilita que os usuários:

publicidade
  • Acessem mensagens mesmo quando não estão com o celular por perto;
  • Acessem as mensagens em até quatro dispositivos diferentes ao mesmo tempo – como eles funcionam de forma independente, a pessoa pode abrir as conversas no computador mesmo se o celular ficar sem bateria, por exemplo;

Principais reclamações sobre a nova versão do WhatsApp Web

Segundo relatos de vários usuários da plataforma, nem sempre a ferramenta funciona como prometido. As principais reclamações de início, giram em torno da lentidão no carregamento ou até mesmo prévias de links e mensagens de texto que, por vezes, não são compartilhados ou carregados com agilidade (pelo menos, não sem o auxílio do celular).

Diante dessas instabilidades, um tutorial tem sido compartilhado pela internet nos últimos dias. Aparentemente, ele ensina a solucionar os problemas relacionados à atualização do WhatsApp Web assim que o usuário desativar esta versão.

O passo a passo que ficou famoso é este: 

publicidade
  • Abrir o WhatsApp no celular e ir até ‘Configurações’;
  • Procurar por ‘Aparelhos conectados’ e clicar;
  • Na página seguinte, aperte o botão ‘Múltiplos aparelhos (Beta)’;
  • Se o usuário faz uso da funcionalidade, ao lado vai constar que você “Entrou”;
  • Após o WhatsApp mostrar informações sobre a versão, no final da página, há a opção “Sair da versão beta”. A pessoa deve selecionar. 

Ao final, é dada a instrução de que, assim que o usuário abandonar a versão beta, ele será notificado via mensagem informando sobre a possibilidade de retorno para o modelo sempre que desejar. Para isso, é só clicar na opção “Entrar na versão beta”. 

Visando otimizar a experiência dos nossos leitores, o Bit Magazine resolveu fazer um teste colocando esse tutorial em prática. Porém, a realidade é bem diferente, pois as opções apresentadas acima não condizem com a realidade apresentada no aplicativo. 

A tentativa de desativar a versão beta do WhatsApp Web é barrada logo no terceiro passo que instrui o usuário a clicar no botão “Múltiplos aparelhos (Beta)”. Essa opção simplesmente não aparece no aplicativo, impedindo a continuidade do tutorial conforme apresentado e esperado. 

Na oportunidade, a equipe do Bit Magazine tentou contato com o suporte do WhatsApp para saber como proceder diante deste impasse. A princípio, foi recomendado o acesso a um link que redireciona o usuário para a versão comum do WhatsApp, a qual deve ser instalada no aparelho usando os dados da conta na loja virtual do sistema iOS ou Android, neste caso.

Porém, conforme verificado pela nossa equipe, a o link de acesso enviado pelo suporte também não funciona. Após várias tentativas, o Bit Magazine não obteve êxito nesta atividade, contrariando a promessa geral que instiga diversos usuários do WhatsApp Web.

Veja as imagens de contato da reportagem com o suporte:

Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp
Contato da Bit Magazine ao suporte do WhatsApp

WhatsApp diz que não é possível retorno ao beta

Dias depois, a reportagem recebeu uma nova mensagem, desta vez informando que não é possível fazer a transição.

“Não é possível voltar a usar uma versão antiga. O WhatsApp não é mais compatível com versões desatualizadas. Lamentamos pelo transtorno. Ao atualizar para a versão mais recente do WhatsApp, você terá acesso a novos recursos e correções de erros. Para atualizar, baixe a versão mais recente do WhatsApp disponível no nosso site (https://www.whatsapp.com/download)”, diz a nota da empresa.

*Com colaboração de Henrique Brinco, editor do Bit Magazine

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar