YouTube Vanced chega ao fim após imposição do Google; entenda

Após uma ação imposta pelo Google, o YouTube Vanced chega ao fim por “motivos legais”. Um dos apps mais populares usados para remover anúncios na plataforma de vídeos será descontinuado. Entenda os motivos que levaram a decisão.

publicidade
Pessoa assistindo ao YouTube no Tablet (Imagem: Cardmapr/Unsplash)
YouTube persegue que não respeita sua política de anúncios (Imagem: Cardmapr/Unsplash)

Ameaça do Google tira YouTube Vanced do ar por motivos legais

Segundo o The Verge, o Google enviou aos proprietários do Vanced uma carta solicitando aos desenvolvedores a parar de distribuir e desenvolver o aplicativo. A iniciativa de forçar a parada foi comentada por um administrador da equipe do app, em entrevista ao site americano:

“Nos pediram para remover todas as referências ao ‘YouTube’, alterar o logotipo e remover todos os links relacionados aos produtos do YouTube.”

publicidade

A ação do Google parece mais uma para “afastar” a conexão entre aplicativos de terceiros que se utilizam da “fama” da ferramenta mais conhecida, mas burlando suas normas de anúncios. Esse tipo de atitude tem sido tomada por apps menores para se proteger.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Imagine se os usuários assimilarem o Vanced como sendo um produto original do YouTube e este apresentar um problema que prejudique o público? Neste caso, ninguém vai perturbar o app menor, mas sim o YouTube. Sem contar prejuízo financeiro da Google, pois elimina os anúncios que tornam viável a utilização do app sem a assinatura Premium.

Embora o Vanced ainda seja utilizável por usuários que já tinham o software, mesmo após o encerramento das operações, sem atualização, provavelmente em algum momento o app vai parar de funcionar completamente.

publicidade

Google não quer terceiros acessando o YouTube

O YouTube Vanced chega ao fim por “motivos legais” e esta não foi a primeira ação do Google contra apps terceiros pela mesma motivação. Em 2021, a empresa forçou dois bots populares de música do Discord a saírem do seu caminho. 

A iniciativa foi feita antes de começarem os testes de integração do YouTube com anúncios no Discord. Os bots de música Rythm e Groovy Discord também bloqueavam anúncios no serviço, permitindo que os usuários do Discord ouvissem música, juntos e sem anúncios.

Através de mensagem em seu canal oficial no Telegram, o Venced confirmou o encerramento das atividades:

“DESCONTINUAÇÃO DO PROJETO VANCED

Vanced foi descontinuado. Nos próximos dias, os links de download serão retirados. O servidor Discord, o bate-papo do Telegram e o subreddit permanecerão por enquanto. Sabemos que isso não é algo que você queria ouvir, mas é algo que tínhamos que fazer. Queremos agradecer a todos pelo apoio ao longo dos anos.

P.S. (1): A versão existente continuará funcionando.

P.S. (2): Foi feito por razões legais.”

publicidade

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar