A realidade aumentada já está chegando nas lojas Amazon, recurso mudará sua forma de comprar

Laura Alvarenga

17 de junho de 2022

Visando aprimorar ainda mais a experiência dos clientes que optam por realizar as compras nas lojas online, a Amazon incluiu um recurso de realidade aumentada em seu aplicativo. 

publicidade
Amazon inclui realidade virtual nas lojas online e oferece recurso prático aos clientes

Amazon inclui realidade virtual nas lojas online e oferece recurso prático aos clientes. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Brasil, futuramente

A ferramenta é conhecida pelo nome de Virtual Try On e o recurso já está disponível para usuários de iPhone nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Mas, quando fornecem resultados positivos, normalmente, as tecnologias vêm para o nosso país, grande consumidor da Amazon.

Sua disponibilidade é, exclusivamente, para o sistema iOS, mas já apresenta alguns indícios do que os fanáticos pela Apple podem esperar com a chegada do iOS 16. A realidade aumentada é o recurso tecnológico escolhido a partir de uma parceria entre a Amazon e a Apple com o propósito de reforçar a experiência de compra desde 2017. 

Para quem ainda não sabe, o aplicativo da Amazon já oferece plataformas de realidade virtual que possibilitam ao cliente fazer testes com móveis, roupas e produtos de beleza.

publicidade

Essa ferramenta fica disponível para acesso 24 horas, sete dias por semana. A vantagem é que elas não requerem nenhuma assistência por funcionários e promovem o contato direto entre os clientes e o estoque.

A parceria entre a Amazon e a Apple também pode ser o resultado da experiência de dois CEOs de sucesso que notaram um adversário em comum, o Google. Recentemente, a Amazon travou uma guerra contra a gigante das buscas. O resultado foi a interrupção das vendas de músicas, audiolivros e e-books na Google Play Store após o Google exigir o pagamento de uma comissão sobre os produtos digitais. 

Funcionamento da realidade aumentada da Amazon

O Try-On for Shoes vinculado ao aplicativo da Amazon permite que os clientes experimentem calçados em realidade virtual. Parar isso, é só clicar na opção “Try-On” disposta na página do produto e apontar a câmera do celular para os pés e ver como aquele sapato ficaria em você. 

A função também permite trocar para as várias cores disponíveis do modelo sem precisar sair do modo AR, e ainda compartilhar as imagens com amigos para saber a opinião deles. A função também ainda é limitada a tênis e outros calçados casuais das marcas Adidas, Asics, Lacoste, New Balance, Puma, Reebok, Saucony e Superga.

Logicamente, ainda não dá para saber se o calçado ficou confortável no pé. Entretanto, se o cliente já está familiarizado com algum modelo específico em determinada numeração, a ferramenta pode facilitar comprar calçados sem precisar confiar apenas nas fotos do produto na página do vendedor.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Laura Alvarenga
Escrito por

Laura Alvarenga

Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.