Americanas volta ao ar e quebra silêncio sobre suposto ataque

As páginas das lojas Americanas voltou a normalizar gradualmente. Além dela, voltaram ao ar o Submarino, Shoptime e Sou Barato.

As páginas das lojas Americanas voltaram a se normalizar gradualmente nesta quarta-feira (24). Além dela, também voltaram ao ar o Submarino, Shoptime e Sou Barato. As quatro empresas gigantes do e-commerce enfrentam problemas desde o último fim de semana após um suposto ataque hacker.

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A equipe do Bit Magazine detectou que a página da Americanas.com ainda apresenta certa lentidão durante o acesso. Todavia, já se permite a visualização de produtos e preços, bem como o acesso ao sistema de pedidos, pagamentos e prazos de entrega. 

Site da Americanas volta ao ar, mas entregas devem atrasar

Imagem: Divulgação

As quatro empresas fazem parte do grupo Americanas S/A e saíram do ar no sábado após o sistema detectar um “acesso não autorizado”. Sem informar o que de fato aconteceu, o grupo viu suas ações terem queda de 6,6%.

Em nota à imprensa, a empresa informou que “está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce” que, segundo ela, foram “suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro”.

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“Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados”, declara a nota.

Americanas volta ao ar, mas continua na mira do Procon

O Procon do RJ e de SP notificaram a Americanas para que forneça aos consumidores explicações sobre prazos relacionados a arrependimento de compras (o consumidor tem direito a 7 dias para desistir), trocas ou consertos considerando o tempo em que as páginas ficarem fora do ar. 

“Considerando que os e-commerces das Americanas são visitados diariamente por milhares de pessoas e com objetivo de apurar eventual violação aos direitos dos consumidores, o Procon Carioca instaurou a Averiguação Preliminar”, explica o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa.

Até o momento, as explicações aos clientes que questionam se os produtos serão entregues estão sendo feitas por meio de respostas simples nas redes sociais – sem informar quando tudo irá normalizar.

A empresa confirma que a equipe técnica está trabalhando e que, mesmo aos poucos, a situação está começando a normalizar, pedindo um pouco de calma aos clientes.

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Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.