Windows 11: restaurar apps em um novo PC vai ficar mais fácil

A Microsoft anunciou nesta semana que está trabalhando para fazer melhorias na loja oficial do Windows 11, a Microsoft Store. Dentre as novidades está uma forma mais fácil e eficiente de restaurar apps em um novo PC.

publicidade
restaurar apps em um novo PC
Melhoria no Windows 11 vai facilitar a migração de um PC para outro (Imagem: Windows on Unsplash)

Segundo a empresa, o novo recurso deve permitir que seus usuários consigam recuperar automaticamente todos os seus aplicativos da loja ao fazer login em um novo computador, diferente da instalação manual que temos hoje em dia.

Restaurar apps em um novo PC

Essa é uma novidade na plataforma, mas não chega a ser algo novo. Usuários de smartphone já estão acostumados com isso. No Android, por exemplo, uma das primeiras coisas que acontecem quando você coloca sua conta em um novo dispositivo é a restauração de todos os aplicativos que você utilizava no antigo aparelho.

publicidade

O recurso vai funcionar de maneira semelhante no PC e embora trocar de computador não seja algo que aconteça com tanta frequência como trocar de celular, a nova funcionalidade da Microsoft Store deve ajudar imensamente aqueles que formatam seus computadores constantemente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para facilitar a transição para um novo PC de forma rápida e perfeita, em breve vamos testar um novo recurso no canal Windows Insider. Os usuários vão poder restaurar automaticamente seus apps, instalados anteriormente da Microsoft Store, para seu novo dispositivo Windows (…) Isso também ajudará os desenvolvedores a reter seus clientes sem precisar lembrá-los de baixar novamente o app”, explicou o gerente geral da Microsoft Store, Giorgio Sardo.

Usos da nova funcionalidade

Como o recurso vai ser mais útil para quem tem acesso constante a diferentes computadores, desenvolvedores são umas das pessoas que mais verão benefícios na novidade, principalmente aqueles que trabalham com várias máquinas virtuais e dispositivos. Essas pessoas poderão dispensar os pacotes de terceiros que utilizavam para recriar o ecossistema de trabalho e reinstalar os aplicativos necessários.

publicidade

No momento a ferramenta ainda não parece ser muito útil por um simples motivo, a falta de aplicativos na loja. Mesmo que a ferramenta de recuperação funcione extremamente bem, ela é quase inútil enquanto a maioria dos pacotes utilizados pelos usuários forem baixados diretamente da internet, através dos sites oficiais das aplicações.

Claro que a Microsoft já vem trabalhando nisso e desde o ano passado se tornou ainda mais fácil para uma empresa colocar seu aplicativo na loja.

O Windows 11 também vai vir com um recurso para descobrir aplicativos através da Microsoft Store, que vai ficar mostrando sugestões em seus resultados de busca.

E aí? O que você acha dos novos recursos do Windows 11? Comenta aí se eles vão te ajudar de alguma maneira!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar