App Store permitirá que o usuário se iluda e seja afetado financeiramente sem aviso ou alerta

Em uma de suas últimas atualizações a Apple modificou o sistema como os pagamentos da App Store são realizados. 

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App Store permite alterar
Novas regras no modelo de pagamento da App Store (Imagem:  Pickawood on Unsplash)

A partir de agora os desenvolvedores podem alterar o preço das assinaturas dos seus serviços sem que os usuários assinem novos termos.

Isso quer dizer que agora a App Store permite que os aplicativos possam alterar os valores da assinatura, podendo cobrar mais dos usuários sem eles confirmarem sua intenção de aderir aos novos planos.

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O novo modelo vai totalmente contra o atual, onde os usuários precisam concordar com os novos preços antes de continuar com o serviço, não aplicando os novos valores e pausando o serviço, já que a assinatura não é renovada.

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Segundo a Apple, a medida vem para ajudar usuários que ficavam confusos quando seus serviços por assinatura paravam de funcionar devido às mudanças nas condições de pagamento.

Isso fazia com que os usuários tivessem que navegar até as configurações no iPhone ou iPad e procurar pela respectiva assinatura da App Store.

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A maçã também implementou um conjunto de regras aos aumentos para causar o mínimo de estresse possível em todas as partes, principalmente, os usuários que poderiam se deparar com a surpresa no fim do mês.

Regras para as assinaturas automáticas:

  1. O aumento só poderá acontecer uma vez por ano;
  2. O limite máximo do aumento não pode ultrapassar o valor de US$5 e nem de 50% do preço atual da mensalidade, embora as informações não tenham especificado as condições das mudanças no Brasil, espera-se que esse limite de US$5 seja traduzido para um valor próximo à R$25, considerando a conversão direta;
  3. O limite máximo do aumento não pode  ultrapassar o valor de US$50 e nem de 50% do preço atual da anuidade;
  4. O reajuste deve se atentar às legislações locais.

Simplificando

As notificações de mudança nos valores devem ser feitas com antecedência, por e-mail, notificações de “push” e mensagens diretas no aplicativo, contendo informações de como visualizar, gerenciar e até mesmo cancelar as assinaturas.

Todas as regulamentações acima só são válidas para aumentos que respeitem os limites estabelecidos, valores excedentes seguirão o modelo atual, onde o assinante tem que optar pela renovação antes de prosseguir com a assinatura e com a cobrança.

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