Como renomear arquivo Linux [Rápido]

Jaizon Carlos

23 de janeiro de 2023

Quer mudar para o Linux, mas ainda não sabe direito como as coisas funcionam nas distros que se baseiam no pinguim? Muitas pessoas pensam que o Linux é difícil de mexer, mas isso está longe da realidade. Neste artigo eu vou te mostrar como renomear arquivo Linux em passos simples!

publicidade
Como renomear arquivo Linux [Rápido] - Imagem: Arian Darvishi on Unsplash

Como renomear arquivo Linux [Rápido] – Imagem: Arian Darvishi on Unsplash

Renomeação de arquivos

Renomear arquivos é uma das tarefas mais básicas em qualquer ecossistema. Seja no smartphone, no computador ou em algum serviço em nuvem, colocar o nome certo nos arquivos pode ajudar muito na organização.

Por exemplo, você pode ter diversos documentos com nomes genéricos, como “documento1.docx” que não entregam nem um contexto sobre o seu conteúdo. Alterar seus nomes para dar um pouco mais de informações sobre eles vai facilitar sua vida na hora de procurar pelo documento que você quer.

Outro motivo para querer renomear seus arquivos é evitar problemas com nomes em certos sistemas operacionais que têm restrições com símbolos.

publicidade

Como renomear arquivo Linux

Quando se fala em fazer qualquer coisa no Linux, as pessoas ficam preocupadas sem motivo. Elas logo imaginam que vão precisar de um curso de programação intenso só para navegar pelo sistema, ou algo do tipo. Mas neste artigo eu vou te mostrar como renomear um arquivo Linux rapidamente. Confira!

Como renomear arquivo Linux com o comando “mv”

Se você é fã do terminal, um dos comandos favoritos de quem quer renomear arquivos é o “mv”.

Usado para mover conteúdo de um diretório para outro, ele permite que você também altere o nome do arquivo no lugar de destino. Caso não adicione o local para onde ele deve ser movido, ele vai permanecer na mesma pasta onde o terminal está.

renomear arquivo Linux com o comando “mv”

No exemplo acima eu mudei o nome de “arquivo1.txt” para “arquivo2.txt” com um comando bem simples.

Você começa ele com o comando “mv” e adiciona mais dois argumentos. O primeiro é o arquivo-fonte “arquivo1.txt” (incluindo o caminho dele, se ele não estiver no mesmo diretório do terminal) e o segundo é o arquivo de destino “arquivo2.txt”.

rename arquivo1.txt arquivo2.txt

O arquivo de destino também pode vir com o caminho do local onde ele deve ser salvo, caso não queira salvar no diretório onde o terminal está rodando. Para salvar o arquivo na pasta “Documents” por exemplo, você iria precisar alterar o código mostrado no terminal para “mv arquivo1.txt ~/Documents/arquivo2.txt”.

Para saber mais sobre diretórios e manipulação de arquivos no Linux, confira este artigo!

O “mv” também pode renomear múltiplos arquivos de uma vez, mas para isso você vai ter que usar esse comando:

find . -depth -name “*.txt” -exec sh -c ‘f=”{}”; mv — “$f” “${f%.txt}.pdf”‘ \;

Ele funciona trocando a extensão dos arquivos de “.txt” para “.pdf”, mas mudando esses caracteres no código para outro vai permitir que você renomeie qualquer tipo de arquivo.

mútiplos arquivos com "mv"

Nesse exemplo mudamos o nome de uma série de arquivos terminando em “.mp3” para arquivos com extensão “.ogg”.

mp3 para ogg

Vale lembrar que essa é apenas a alteração dos nomes, e não dos seus tipos.

Como renomear arquivo Linux com o comando “rename”

O comando “mv” é nativo no Linux e está disponível praticamente em todas as distribuições, mas ele não é feito exatamente para renomear arquivos.

Uma ferramenta mais adequada para isso seria o “rename“. Para instalar ela no seu computador Linux você pode usar um dos seguintes códigos de acordo o seu sistema operacional:

  • Debian: sudo apt install rename
  • Arch: pamac install rename
  • CentOS e Fedora: sudo yum install prename

Ou procurar ele no seu gerenciador de pacotes.

Uma vez instalado, ele funciona da seguinte maneira: o comando começa com “rename” e aceita um comando opcional. Depois disso, ele recebe o termo a ser substituído e o termo que vai substituí-lo. Por fim, você sinaliza o arquivo que vai ter seu nome alterado.

rename [opcional] [termo 1] [termo 2] [arquivo]

renomear arquivo no linux com o rename

Lembra do último exemplo com o “mv”? O código acima renomeia os arquivos de volta para “.mp3”.

arquivos renomeados

Obviamente, com o rename você pode mudar qualquer parte do nome de um ou mais arquivos. Ele também aceita várias outras opções e formatos de arquivo.

Dica extra

Se você não quiser ficar preso ao terminal, pode instalar um renomeador de arquivos em sua distro, se ela já não tiver uma ferramenta que faça isso.

No meu caso, usando o Manjaro Gnome, clicando com o botão direito do mouse já me dá a opção de renomear.

renomear arquivo no manjaro

Selecionando múltiplos arquivos de uma vez e clicando nessa opção, ele abre o Bulk Rename (Renomear em massa), que vem com opções avançadas como numeração automática e alteração dos metadados do arquivo.

bulk rename

Ainda é possível procurar e substituir trechos específicos dos nomes.

bulk rename substituir

Pronto, agora você já sabe como renomear arquivos no Linux de uma forma bem simples!

Fontes: PhoenixNAP, Linuxize

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.