Como saber a quantidade de memória RAM no smartphone?

Jaizon Carlos

13 de janeiro de 2023

Se você quer garantir que seu dispositivo está funcionando da melhor maneira possível, é importante ter memória RAM o suficiente para rodar todos os seus aplicativos. Neste artigo, eu vou explicar o que ela é, por que é importante em smartphones e como você pode verificar facilmente quanto de memória o seu dispositivo tem.

publicidade
Como saber a quantidade de memória RAM no smartphone? - Imagem: Rob Hampson on Unsplash

Como saber a quantidade de memória RAM no smartphone? – Imagem: Rob Hampson on Unsplash

O que é memória RAM

A memória RAM (Random Access Memory), é uma peça essencial para dispositivos como smartphones e computadores. Ela é usada por esses aparelhos como uma memória de alta velocidade onde os programas e o OSs (Sistemas Operacionais) guardam informações durante o seu funcionamento.

Ela é completamente diferente da memória interna do dispositivo, os HDDs e SSDs. Neles você guarda arquivos como músicas, fotos e outros dados de forma permanente, ficando guardados mesmo depois que o computador desliga. Já na memória RAM, os dados guardados nelas são apagados assim que o programa correspondente é fechado. O mesmo acontece quando o aparelho é desligado.

Qual sua importância em smartphones

Nos smartphones, assim como em vários outros dispositivos, a ela afeta diretamente a capacidade de rodar aplicações em multitarefas (vários de uma só vez), o que reflete no desempenho do aparelho.

publicidade

Ter mais memória RAM vai aumentar a quantidade de aplicativos que podem ser executados simultaneamente sem causar lentidão no celular. O aparelho fica mais responsivo até na hora de alternar entre programas.

Como descobrir a quantidade de memória RAM no smartphone

Existem várias maneiras de descobrir a quantidade de RAM no seu celular, mas a mais fácil pode ser olhando diretamente na caixa do aparelho, se você ainda a possuir.

Mas como esse geralmente não é o caso para a maioria das pessoas, veja abaixo outras formas de saber quanto de memória RAM o seu smartphone possui.

Configurações do dispositivo

Você pode ver as especificações de RAM e outros dados do seu dispositivo no menu de configurações da maioria dos smartphones.

Veja como fazer:

  1. Abra o menu de configurações do seu celular;abrindo as configurações do celular
  2. Navegue até Sobre o telefone > Todas as especificações.navegando até a tela de especificaçẽos do dispositivo

Nesse menu você vai ver várias informações sobre o dispositivo, incluindo a versão do Android e da interface.

Mas é importante mencionar que esses passos foram feitos em um celular da Xiaomi, um POCO X3 NFC, então o caminho pode ser diferente no seu dispositivo.

Em alguns celulares da Motorola, por exemplo, após abrir o menu de configurações, o caminho que você tem que seguir é Sistema > Sobre o dispositivo > Informações de hardware. Já em aparelhos da Samsung, você vai tocar em Assistência do aparelho > RAM, após abrir as configurações do dispositivo.

Um jeito bem mais fácil de achar a informação é pesquisando diretamente por “RAM” na barra de pesquisa do menu de configurações, se o seu aparelho tiver essa função.

pesquisando por memória RAM

Usando aplicativos de terceiros

Se você preferir, também pode ver as informações de RAM no CPU-Z, um aplicativo de terceiros.

Veja como:

  1. Instale o aplicativo procurando por “CPU Z” na Google Play, ou seguindo esse link;
  2. Ao abrir o app, na tela inicial, você vai encontrar informações sobre o processador;
  3. Para ver a quantidade de RAM que você tem é só tocar na aba “DEVICE” e olhar na seção “Total RAM”.cpu z

No iPhone

Diferente dos aparelhos Android, a Apple não disponibiliza uma forma nativa de ver as informações de RAM dos iPhones. Então, para conferir esse número, o usuário tem que apelar para a ajuda de aplicativos de terceiros, ou procurar informações do modelo específico do seu iPhone na loja da Apple.

Escolhendo os aplicativos, você tem opções como o AnTuTu Benchmark e o Lirum Device Info Lite. Assim como o CPU-Z, eles permitem que você veja diversas informações sobre o dispositivo, incluindo a quantidade de memória RAM.

Qual é a quantidade ideal de memória RAM para um smartphone?

Não existe um número específico para isso, a quantidade de RAM que você precisa vai variar conforme o seu uso do aparelho e a capacidade dele de gerenciar recursos. Um exemplo disso é que os iPhones precisam de muito menos memória RAM do que um smartphone Android para rodar as mesmas aplicações de forma fluida.

É possível colocar mais memória RAM no meu smartphone?

Diferente de computadores e notebooks, os smartphones não possuem slots de expansão de memória. Em alguns casos é possível abrir o dispositivo e ter a memória RAM trocada, mas para isso você vai precisar do auxílio de um especialista. Esse processo ainda pode acabar com a garantia do aparelho e no geral não vale a pena.

Fontes: wikiHow

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs há mais de 2 anos. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis. Para me manter atualizado, quando não estou escrevendo, gosto de pesquisar e aprender sobre as últimas tendências e desenvolvimentos relacionados com o setor, e, sempre que possível, explorar novas tecnologias e aplicativos.