Luiza Trajano é vítima de golpe do perfil no WhatsApp

Luiza Trajano é mais uma vítima de golpe digital. A fundadora da rede Magalu, dona de uma fortuna de mais de 6 bilhões de reais, anunciou nesta terça-feira (12), que se tornou mais uma vítima de um golpe de perfil falso do WhatsApp, onde criminosos usam a foto de alguém para fraudar. E, de acordo com dados frequentemente vazados, eles entram em contato com pessoas que conhecem para pedir dinheiro.

publicidade
ta é a primeira vez (ou pelo menos a primeira vez conhecida) que Luiza Trajano é vítima de golpe, ou que alguém em uma lista de bilionários
Luiza Trajano é vítima de golpe do perfil no WhatsApp. (Imagem: Divulgação)

Golpes de perfil falso geralmente ocorrem quando um fraudador alega que, por algum motivo (como um telefone quebrado), o número deve ser alterado e pede ao contato para adicionar o novo número de telefone ao seu catálogo de endereços.

Depois que o alvo faz isso, os criminosos começam a pedir dinheiro emprestado que alegam ser usado para pagar contas ou até mesmo colocar uma linha de crédito em seu smartphone.

publicidade

Os golpes estão se tornando mais comuns, mas esta é a primeira vez (ou pelo menos a primeira vez conhecida) que alguém como Luiza Trajano é vítima de golpe, ou que alguém em uma lista de bilionários do mundo foi escolhido como uma identidade usada em uma fraude.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Luiza Trajano é vítima de golpe: Como evitar golpes de perfil falso?

Golpes falsos de perfil do WhatsApp, nos quais criminosos se passam por alguém que a vítima conhece na tentativa de obter valor monetário, é um dos golpes cada vez mais poderosos no aplicativo de mensagens em geral.

Muitas vezes, esses golpes são feitos a partir de informações vazadas, coletadas por criminosos e usadas para identificar possíveis contatos de possíveis vítimas. Em alguns casos, os golpistas podem até comprar dados em ambientes como a dark e a deep web.

publicidade

Para evitar possíveis inconveniente, como Luiza Trajano, recomendamos que os usuários sigam estas dicas:

  • Atenção aos detalhes: Sempre que um contato da sua lista mudar de número de telefone, o WhatsApp irá notificá-lo sobre isso. Se um conhecido começar a falar e pedir algum tipo de transferência ou valor em dinheiro, olhe para este aviso, e desconfie se não aparecer;
  • Chamadas telefônicas e de vídeo: Não importa o quão convincente seja a história e quão próxima a pessoa que está pedindo o dinheiro possa estar, sempre certifique-se de que ela está falando. Se um contato se recusar a fazer uma chamada telefônica ou de vídeo, não transfira – em vez de ajudar criminosos, incomodar familiares ou amigos;
  • Cuidado com possíveis erros de ortografia: cada um tem um jeito único de falar, e os criminosos nem sempre se dão ao trabalho de replicá-lo. Se as mensagens recebidas de números desconhecidos tiverem muitos erros, forem muito persistentes ou parecerem seguir um determinado padrão, é provável que sejam fraudes.
  • Denunciar: Se você identificar uma conta falsa do WhatsApp, denuncie-a como spam. Para fazer isso, vá para as configurações do contato, selecione “Denunciar contato” e escolha entre “Denunciar e bloquear” ou apenas “Denunciar”.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar