Nvidia recebe multa milionária por atitude inadmissível

Segundo dados revelados pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), após ser acusada de ocultar ilegalmente o número de placas de vídeo vendidas a mineradores de Bitcoin, a Nvidia foi multada em US $5,5 milhões.

publicidade
Nvidia multada
Nvidia engana investidores sobre vendas de placas de vídeo (Imagem: Photo by Christian Wiediger on Unsplash)

A acusação foi de que a Nvidia enganou investidores ao declarar um grande aumento na receita da empresa ligada a venda de hardware voltado para “jogos”, enquanto ocultava que grande parte de seu sucesso foi baseado na indústria de criptomoedas, significativamente mais arriscada.

Mesmo sem admitir irregularidades em seu modelo de negócios, a Nvidia se comprometeu a impedir qualquer omissão ilegal na divulgação de informações.

publicidade

As cobranças têm como base as divulgações financeiras da Nvidia para o ano fiscal de 2018. A SEC afirma que a empresa viu um aumento considerável nas placas de vídeo em 2017, já que várias pessoas as estavam usando em atividades relacionadas à mineração de criptomoedas, mesmo período no qual os pagamentos pela mineração de Ethereum dispararam. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A época marcou o início de um grave problema e escassez de placas de vídeo, algo que os especialistas associaram ao disparo da mineração de criptomoedas,

A situação chegou a tal ponto que a Nvidia teve que criar uma linha dos produtos direcionada especialmente para o público minerador, a linha CMP. A ideia era de que fazer placas especialmente para eles iria deixar o mercado gamer dar uma respirada.

publicidade

Mas a própria equipe da empresa admitiu que as GPUs (placas de vídeo) continuavam a cair nas mãos dos mineradores. 

Os vendedores da empresa, principalmente na China, indicaram grandes picos na demanda por GPUs para jogos como resultado da mineração de criptomoedas”, disse o órgão.

Nvidia foi multado após enganar investidores

O mercado das criptomoedas tem uma natureza extremamente volátil, o que significa que os números de crescimento da Nvidia, incluindo suas projeções, não eram de confiança, tornando a empreitada um investimento de risco para os investidores.

Os analistas e investidores da NVIDIA estavam interessados em entender a extensão da influência mineração de criptomoedas na receita de jogos da companhia e perguntavam rotineiramente à alta administração sobre até que ponto os aumentos na receita de jogos durante esse período foram impulsionados pela mineração de criptomoedas”, completou a SEC.

publicidade

Segundo a SEC, a Nvidia tomou uma postura enganosa propositalmente quando não só não comentou a participação da mineração de criptomoedas como um dos fatores que fizeram sua receita ter números tão bons como ainda mencionou a influência do mercado cripto em outros setores.

As falhas de divulgação da NVIDIA privaram os investidores de informações críticas para avaliar os negócios da empresa em um mercado importante”, diz a chefe da SEC Crypto Assets e da Cyber Unit, Kristina Littman. “Todos os emissores, incluindo aqueles que buscam oportunidades envolvendo tecnologia emergente, devem garantir que suas divulgações sejam oportunas, completas e precisas.

E para piorar mais ainda a situação da empresa, em 2018 houve uma enorme queda no mundo das criptomoedas, quase que simultaneamente com o enfraquecimento do mercado chinês, reduzindo as expectativas de ganhos trimestrais em US $500 milhões, o que deu causa para o processo que os acionistas levantaram contra a empresa.

E você? Acha que a Nvidia agiu de má-fé?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar