Onde comprar Bitcoin e outras criptomoedas?

Onde comprar Bitcoin? Essa é uma pergunta cada vez mais comum na internet. Antes de responder, precisamos entender o conceito de criptomoeda. Elas são consideradas um tipo de dinheiro assim como qualquer outra moeda que convivemos no dia a dia, com a diferença de ser totalmente digital e não emitida por nenhum governo (como é o caso do real, dinheiro oficial do Brasil). 

publicidade

Para explicar como isso é possível, Fernando Ulrich, autor do livro Bitcoin: A moeda na era digital, faz uma comparação simples: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”. 

“Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa”, continua Ulrich em seu livro.

Onde comprar Bitcoin e outras criptomoedas?
Imagem: Pexels
publicidade

 

Leia também: Drake lucra fortuna em bitcoin com apostas do Super Bowl

Como comprar Bitcoin

É possível comprar cotas de fundos de criptomoedas. Além disso, também pode-se negociá-las diretamente em uma corretora especializada (também conhecida como exchange), aceitar as moedas digitais como pagamento ou até mesmo minerar.

Adquirir cotas de fundos é uma das maneiras mais simples. Eles são uma alternativa para quem deseja entrar no mercado de criptomoedas, mas não se sente seguro em começar sozinho, já que quem decide e acompanha as aplicações é um gestor especializado.

publicidade

Essas carteiras digitais são distribuídas por corretoras e plataformas de investimento e algumas requerem aplicações de valor relativamente baixo (de R$ 5 mil ou até menos). 

Também é possível investir através de ETFs (Exchange Traded Funds), ou seja, um fundo de investimento que é negociado na bolsa de valores como uma ação.

Leia também: Uber impõe condição para aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Como funcionam as exchanges?

Onde comprar Bitcoin e outras criptomoedas?
Imagem: Pexels
publicidade

Existem algumas casas famosas no Brasil chamadas de exchanges, como CoinBase, Binance, Mercado Bitcoin e Foxbit.

O primeiro passo é abrir uma conta na exchange escolhida e preencher um cadastro com seus dados pessoais, sendo que pode ser solicitado a apresentação de alguns documentos ou cópias deles para confirmar sua identidade.

Exchanges são confiáveis?

Elas não são supervisionadas pelo Banco Central. Então o que vale é a lei da oferta e procura.

As exchanges também têm a vantagem de poder variar no tipo de criptomoeda investido, podendo realizar a troca equivalente de uma para outra.

Bitcoin é seguro ou é furada?

Como é um ativo de risco, a criptomoeda nem sempre é uma boa opção para todos. Todas as informações de transações realizadas com a criptomoeda são armazenadas na blockchain.

Além disso, é preciso cuidado ao investir nela, pois são onde os hackers estão mais de olho. É preciso ter cautela para não cair em golpes e pesquisar bem as exchanges.

Leia também: Intel vai lançar chip que promete revolucionar mineração de criptomoedas

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar