Orkut vai voltar? Relembre as redes sociais que foram sucesso no Brasil

Muito antes do Facebook e do Instagram chegarem e dominarem o mundo das redes sociais, ao lado de Twitter e WhatsApp, outras redes fizeram sucesso aqui pelo Brasil e marcaram as gerações dos anos 90 e 2000. Com a notícia que o Orkut deve voltar em 2022, vamos recordar aqui no Bit Magazine as redes sociais nostálgicas e como elas marcaram época, tendo sempre um lugar especial na lembrança de milhões de pessoas.

publicidade
(Imagem: Arquivo/Propmark)

Confira o nosso top de redes sociais nostálgicas:

1. Orkut

Depois de não conseguir adquirir o Friendster em 2003, o Google lançou sua própria intenção de ter uma rede social em 2004. A empresa, que já era gigante, nomeou Orkut em homenagem a um dos engenheiros de software da empresa.

Enquanto o site atraiu pouco interesse de usuários nos Estados Unidos, o Orkut teve um enorme sucesso no Brasil e na Índia. Ele foi um dos sites de redes sociais mais populares em 2010, mesmo quando o Facebook estava ganhando força no resto do mundo.

publicidade

O Orkut fechou em 2014 após uma corrida de 10 anos. A rede marcou época por ter diversos recursos exclusivos que marcaram uma geração.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como esquecer das comunidades e suas enquetes e fóruns? Desde as mais engraçadas até aquelas onde as discussões sobre diversos assuntos rolavam soltos. Um motivo de saudade para quem vivenciou isso.

2. MSN

Esse foi o mensageiro de maior sucesso dos anos 2000. Fundado em 1995, o aplicativo marcou uma era na vida dos jovens. Ainda naquela época, ele já permitia atualizar a sua situação (disponível, ocupado, ausente ou offline) e também uma área para inserir ou atualizar o seus status com uma frase, trecho de música, atualização diária, emojis e o que mais você quisesse.

publicidade

Além disso, algumas opções eram verdadeiramente inovadoras para sua época, com chamadas de vídeo por meio de webcams, figurinhas, emojis, opções diversas como negrito, itálico e sublinhado. E como esquecer o recurso mais marcante (e invasivo) de todos? O tremer da tela! Que jogava a conversa para o centro da tela com um tremor e um barulho para chamar atenção da outra pessoa. Um verdadeiro ícone da história dos mensageiros!

3. My Space

Este é meio que jogado aqui pelos velhos tempos. A ascensão meteórica do Facebook coincidiu com o rápido declínio do MySpace, e o Facebook se tornou a maior plataforma de rede social em 2008. Em 2010, a rede social estava em seu ponto mais baixo de adesão e reduziu pela metade seus visitantes mensais no período de um ano. Apesar disso, o ele ainda tinha 57 milhões de usuários até o final de 2010.

O MySpace foi lançado com grande sucesso em 2003 como um lugar para adolescentes e jovens adultos construírem personalidades online e conversarem com amigos da internet. Mas não podemos esquecer do elemento musical do MySpace, que ajudou a criar uma mistura de música e rede social antes que o Spotify fosse popular.

4. ICQ

Foi um programa de comunicação instantânea pioneiro na web que pertence à companhia Mail.ru Group. É um dos primeiros mensageiros instantâneos da internet, criado em 1996 e que bombou muito antes do MSN.

publicidade

5. Fotolog

O termo “fotolog” refere-se à postagem de imagens ou fotos na Internet com texto ou legendas. Este sistema produziu vários sites com o mesmo padrão, como o Flogão. Também fez sucesso o Fotolog.com, em 2002, apelidado entre os jovens como “Flog”. Em sua versão gratuita, você podia postar uma foto por dia e era o maior sucesso na era pré-Orkut.

Boas lembranças?

*Com colaboração de Henrique Brinco, editor do Bit Magazine

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar