Biotecnologia

Biotech/Biotecnologia (Imagem: Reprodução/Pixabay)

O que é:
Aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos

Empresas Investidoras:
Neuralink / BioNTech / Pfizer

Início no Mercado:
1919

Área da Tecnologia:
Saúde

Possíveis Profissões:
Cientistas / Engenheiros

A Biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos ou seres derivados, para modificar ou fabricar produtos.

A Biotech sem dúvidas possibilitou mudanças expressivas no modo em como vivemos. Apesar desta ciência já existir há milênios, o termo “biotecnologia” foi criado apenas em 1919 pelo engenheiro húngaro Karl Ereky.

A Biotech engloba um conjunto de tecnologias biológicas e assim, produz serviços e produtos, com impacto direto em diversas áreas, como saúde humana, saúde animal, meio ambiente, agricultura e meio industrial.

Além disso, ela oferece tecnologias e produtos inovadores, para desenvolver medicamentos biológicos, sistemas de diagnóstico e vacinas. Também oferece tecnologia que aumenta a produtividade agrícola, tornando processos industriais mais eficientes e seguros.

O foco dos profissionais que atuam nessa área, é o melhoramento genético, unindo as inovações tecnológicas com a ciência, para gerar avanços proveitosos para a sociedade. Medicamentos, alimentos transgênicos e vacinas, são itens criados pela Biotecnologia.

Alguns exemplos disso são: Terapia gênica, que é uma técnica aplicada no tratamento de doenças genéticas; Testes de paternidade, que são realizados para a comparação de DNA.

O aprimoramento das técnicas é um cenário muito esperado, pois a Biotecnologia é um setor em crescimento, que tem uma função importante no combate a epidemias, criação de terapias e o melhoramento genético.

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

Notícias sobre Biotecnologia