Ministra de Bolsonaro faz comentário polêmico sobre TikTok e dá o que falar

A ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, associou a gravidez de crianças e adolescentes ao uso do TikTok alegando que pais e mães não podem jogar a responsabilidade sobre o governo depois de permitirem o acesso à plataforma.

publicidade

Leia também: TikTok testa nova ferramenta para mostrar quem viu o seu perfil recentemente

A fala ocorreu durante seu discurso na abertura da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, uma iniciativa da pasta que a gestora é a titular e tem como objetivo reduzir a incidência da gestação precoce e os índices de infecções sexualmente transmissíveis entre os mais jovens.

Ministra de Bolsonaro associa gravidez de crianças ao TikTok
Imagem: Divulgação
publicidade

“Não vêm papai e mamãe jogar no colo do Ministério da Saúde: ‘resolva, minha filha engravidou’, depois que deixou sua filha ir pro TikTok vender seu corpo. Uma coisa está muito atrelada com a outra”, disse ela.

Em outro momento, a ministra também declarou que “adultos podem fazer o que quiser dentro do quarto’, mas que seu ministério proíbe ‘sexo de crianças’”.

Ministra de Bolsonaro associa gravidez de crianças ao TikTok
Imagem: Reprodução/Facebook

“Disseram que a fanática ia proibir as crianças, adolescentes e adultos de fazer sexo. Crianças a gente vai proibir, sim. Adolescente a gente vai conversar muito com eles. Adulto faz o que quiser dentro do seu quarto” (Damares Alves)

publicidade

Ainda assim, a ministra se disse contra o aborto: “Se acontecer uma gravidez, vida é vida”.

Política de Uso do TikTok não permite crianças

Segundo a Política de Uso do TikTok, o aplicativo não é indicado para crianças com menos de 12 anos. Além disso, o documento ainda afirma que contas suspeitas de serem de menores de 13 anos podem ser removidas após análise da plataforma.

Para os jovens entre 13 e 15 anos, há limitação de alcance de suas contas, fazendo com que aconteça um controle maior de quem pode comentar ou ver os vídeos postados. Além disso, apenas pessoas adicionadas aos amigos podem ver as postagens.

Leia também: TikTok cria modo de assinaturas para criadores de conteúdo e usuários podem ter de pagar para assistir vídeos

publicidade

Já para quem tem 16 anos, a restrição está relacionada ao compartilhamento ou resposta de uma postagem de outra pessoa, bem como a capacidade de fazer o download de vídeos. 

O TikTok também proíbe o corte de partes de vídeos de outros criadores para adição nos próprios feito por meio do recurso Switch, bem como o modo Dueto, fazendo com que algumas publicações de alta popularidade não seja facilmente reproduzidas por adolescentes.

Leia também: Gmail terá novo visual a partir da próxima semana

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar